O que sabemos sobre El Calafate antes da viagem.

Passaremos por El Calafate para chegar ao glaciar chamado de Perito Moreno. Glaciar = Geleira.

Esse glaciar possui 5km de largura e 60m de altura. Seu nome é uma homenagem a Francisco Moreno, criador da Sociedade Científica Argentina e um renomado pesquisador da região austral daquele país. A Geleira Perito Moreno é considerada uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.
É uma das geleiras mais imponentes e já foi chamada de a “oitava maravilha do mundo”, devido à vista que se tem de seu topo. O gelo é formado nas montanhas que rodeiam o parque. Essa parte frontal da geleira, é gelo que se formou a dezenas de anos atrás.😉

Em diversos pontos de sua extensão, a geleira represa as águas do Lago Argentino, fazendo com que esse atinja uma altura de até 30 metros. Neste ponto a água começa a fazer pressão sobre o gelo. Essa pressão cria um túnel com uma abertura de mais de 50 metros, por onde as águas do Rio Braço acabam descendo até o Lago Argentino. A pressão da água provoca um desabamento na borda da geleira, formando um espetáculo incrível. Esse processo se repete ao longo de intervalos irregulares: o último desabamento ocorreu em 9 de julho de 2008, foi notícia em diversos jornais, vocês devem ter visto.

Também é possível caminhar sobre a geleira, desde que se use sapatos e roupas adequados e acompanhado de guias especialmente treinados.
Para mim, acredito que essa será uma das mais emocionantes vistas da nossa viagem. Confesso que estou ansiosa pra conhecê-la, mais do que qualquer outro lugar da viagem. E, claro, vou fazer de tudo pra pegar uma dessas excursões pra caminhar sobre a geleira!!

Pra finalizar, a foto aí de cima, no topo desse site, é o próprio Perito Moreno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s