Instalações do presídio, visto a partir do Canal.

Chegamos em Ushuaia

Ushuaia é a última cidade Argentina. Diz-se também que é a cidade mais ao sul do mundo, num território chamado Tierra del Fuego. É a última parte da Cordilheira dos Andes. Dali em diante, só o continente Antártico. Nos interessamos em ir para lá depois de ver as fotos de um amigo do Caio que havia feito essa viagem um ano antes. A cidade já havia sido habitada por indígenas, e após, europeus, catequizadores dos indígenas. Mas sua colonização mesmo iniciou-se com um presídio, onde mandavam os presos mais perigosos da Argentina para ficarem literalmente isolados.. quase uma Alcatraz. Só que, aos poucos a infra estrutura foi evoluindo, o governo estabelecendo melhorias para atrair moradores e atualmente é uma importante cidade turística do país.

Ela ainda é bem pequena, e isso faz dela uma cidade charmosa. Aos pés das montanhas e na beira do Canal do Beagle, todas as visões que se tem da cidade são lindas, seja da beira mar, olhando para as montanhas, das montanhas, olhando para o canal, ou do canal, olhando para a cidade e as montanhas. É tudo incrivelmente deslumbrante. Tem diversas opções de passeio e locais para visitar. Vou abordar cada passeio que fizemos separadamente ao decorrer das postagens. Mas vale a pena cada um deles. Ficamos apenas 2 dias e meio na cidade e por isso não conseguimos ver tudo. Vimos o Museu Marítimo y Presídio, Passeio de Catamarã para o Farol do Fim do Mundo e Loberias, Cerro Martial e Parque Nacional Tierra del Fuego.

Nossa opção por tão poucos dias na cidade foi em função da locomoção, partiríamos dali com destino a Punta Arenas, no Chile, de ônibus. E as linhas de ônibus em Ushuaia são bem restritas, saem em alguns dias somente, por isso nossa estadia dependeu da data de saída do ônibus.

DSC00577 DSC00579 DSC00581 DSC01911

Para começar, como chegamos já era praticamente final da tarde, a única atração que conseguimos fazer nesse dia foi visitar o Museu Maritimo y Presídio, e também não tivemos muito tempo para percorrê-lo. Mas deu para visitar a parte do antigo presídio, que é muito interessante, e conserva com originalidade as instalações da época de seu funcionamento. Havia uma ala restaurada onde eles reproduziram em proporções reais os presos mais perigosos que passaram por ali (assassinos, pedófilos, etc). Achamos meio cômico, pra falar a verdade, e ficamos mais de bobeira com as celas e os bonecos que propriamente impressionados ou com medo. Mas claro que imaginar pessoas habitando o local a anos atrás, sem a estrutura de aquecimento que temos hoje, é arrepiante. Há também uma ala mantida original, sem reforma, com luz fraca e celas sombrias, sem calefação, os chuveiros coletivos, etc. Ali é tenso. Na parte do Museu Antártico consegui ver um pinguim imperador empalhado e pude ter uma noção de quão grandes eles são. (Na época dessa viagem, havia sido recém lançado o filme A Marcha do Imperador, um famoso documentário sobre os pinguins imperadores, na Antártica). Abaixo algumas fotos da nossa visita ao Museu.

DSC01916 DSC01928 DSC01933 DSC01939 DSC01944 DSC01936 DSC01957 DSC01922 DSC01956 DSC01955

DSC00674

Instalações do presídio, visto a partir do Canal.

Outra coisa deliciosa para se fazer em Ushuaia? Comer! Andar à noite pela rua principal, a av. Maipú, é um tentação de cheiros e sabores. Várias opções deliciosas de comidas, entre elas fondues, centollas e cordeiro assado estão no cardápio.

DSC01965

A sala de estar e recepção do nosso hostel. Muito aconchegante, acolhedor e com cheirinho de comida.

POST ORIGINAL

Pessoas queridas. A paisagem de Ushuaia é impressionante, única, indiscritível e maravilhosa. Atrás de cada rua se vê essa paisagem gelada das montanhas. Os dois andamos de boca aberta pelas ruas. Muito legal mesmo!

Uma coisa interssante: nao está tao frio quanto imaginávamos, tá até mais quente que em Puerto Madryn. Está em torno de 7°C durante o dia e deve cair para perto de 0°C à noite, mas não é um frio insuportável, é um frio seco, o único complicador é o vento. Dentro de cada estabelecimento é bem quentinho. No nosso hostel o piso do quarto é aquecido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s