Castelo de Jorgito

Vista do Castelo de São Jorge a partir do Elevador de Santa Justa

Durante nossa visita a Alfama, visitamos também o Castelo de São Jorge, a sua primeira fortificação data de 138 a.C.  Ele foi povoado por Fenícios, Romanos e Muçulmanos.

“O nome do Castelo foi-lhe colocado na época de D. João I, e vem do mártir São Jorge, guerreiro da Capadócia, a que os cruzados, vindos de vários pontos da Europa, dedicavam culto e que foram aliados de D. Afonso Henriques na conquista da cidade aos Mouros, em 1147.” D. Afonso Henriques transformou a cidadela na residência dos reis até 1511. Ele virou ruinas em 1755, com o terremoto. Mas em 1938 foi restaurado por Salazar, reconstruindo as muralhas medievais e acrescentando-lhe jardins. Hoje o local é um ponto turístico muito bonito, com uma vista magnífica sobre o Baixo, o Chiado, o Rossio e o Alto. Dá para se subir nas torres e caminhar sobre as muralhas. É um passeio muito incrível e nos faz lembrar dos filmes medievais.

Dentro das muralhas do castelo há uma pequena cidadela, onde há igreja, restaurantes e residentes, como o próprio bairro alfama, há várias ruelas e muitas lojas que vendem artesanato.

Aprovamos a visita. As muralhas, a cidadela e a vista são inesquecíveis.

Vista a partir do Castelo de São Jorge

4 comentários sobre “Castelo de Jorgito

  1. Ju disse:

    Oi Day e Caio…as fotos estão lindas! Aproveitem a viagem😉 Está tudo bem com vocês ai (estamos vendo pela tv o caos devido ao vulcão)? Beijo, Ju😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s