DSC07445

Ups! quase ia esquecendo de um outro país

No dia 07 de maio, visitamos outro país (ou Cidade Estado): o Vaticano!

Antes de sair do Hotel, naquele dia de manhã, perguntei ao Caio: é hoje que iremos visitar o Vaticano? e isso me soou tão surpreendente! Foi um desses momentos que eu parei para refletir sobre o que estava acontecendo e quão importante era tudo isso. Eu estava a quase 1 mês viajando pela Europa, conhecendo não só um, mas 4 (ou 5) países. Demorou 30 anos para eu conhecer pessoalmente aquilo que antes só via através da mídia. E aquilo era real, eu estava ali, e a simples frase: “hoje vamos visitar o Vaticano” sendo dita como algo concreto, verdadeiro, próximo, possível de realizar, a alguns minutos de uma viagem de metrô, me fez dar conta de tudo o que tinha vivído nos últimos dias. E que um sonho como esse não é impossível de realizar. Não que o Vaticano fosse o principal motivo de nossa viagem, nem que fosse o mais esperado local para eu conhecer. Mas para mim, o local sempre me pareceu tão distante e inacessível que eu nunca pensei em realmente estar lá. E aí me fez pensar também como os Europeus são tão sortudos por nascerem na Europa, não? O que para nós é algo quase como sonho, para eles é trivial.

Mas enfim. Esse foi o dia em que passamos horas numa fila imensa na praça São Pedro para visitar a Basílica de San Pietro – aliás, você sabia que os restos do apóstolo Pedro estão comprovadamente enterrados sobre a Basílica?  Estive frente a frente com a Pietá, de Michelangelo. Vi os túmulos suntuosos de alguns Papas e admirei de perto o Baldaquino e a Cúpula da Igreja. Comprei souvenirs católicos dentro da Basílica. Visitei o Museu do Vaticano. E vislumbrei, com respeito e admiração, uma das maiores maravilhas da Renascença, a Capela Sistina.

Pude ver de perto a Guarda do Vaticano (Guarda Suiça), cujos trajes foram desenhados pelo próprio Michelangelo. Fiquei impressionada com as quantidade de obras pagãs (estátuas de outros deuses, por exemplo, gregas e romanas) que fazem parte do acervo do Museu do Vaticano.

Após essa visita, caminhamos até o Castelo de Santo Ângelo, também conhecido como o Mausoléo de Adriano, que se liga ao Vaticano pelo muro que o cerca, há uma “passagem secreta” dentro do muro, por onde, inclusive, o Papa Clemente VII fugiu em ocasião do Saque de Roma, em 7 de maio de 1527. Mas obviamente, a tal passagem não é acessível ao público.

Andamos ao longo do rio Tibre, descobrindo em cada quadra alguma ruína de tempos remotos. Fomos até a Piazza del Popolo, passando pela famosa Via del Corso, com muitas lojas de grifes. Subimos até Villa Borghese, de onde se tem uma vista linda da cidade e do Vaticano, e depois descemos pela Piazza di Spagna, local frequentadíssimo pelos romanos e turistas, principalmente aos sábados, dia do nosso passeio.

Estátuas sobre os prédios da Piazza San Pietro

Piazza San Pietro e a Basílica

Pietá, de Michelangelo

Dentro da Basílica

Túmulo (ou Cenotáfio) de um dos Papas (João XXIII)

O Baldaquino e uma parte da nave central

A Guarda Suiça com seus uniformes desenhados por Michelangelo

Muros da Cidade Estado

Dentro do Museu do Vaticano

Estátuas (de outros deuses?)

Jardins do Vaticano

Escadaria/rampa em espiral, para sair do museu

Castelo de Santo Ângelo

Rio Tibre

Igrejas gêmeas de Santa Maria del Popolo

Vista do Vaticano, a partir do mirante de Villa Borghese

Piazza di Spagna

PS: Por uma questão de respeito e preservação, não é permitido tirar fotos da Capela Sistina, por isso não há nenhuma foto da nossa visita aqui. Mas, para quem quiser ter uma idéia de como ela é por dentro, tridimensionalmente, só clicar aqui e admirar um pouco. Nada se compara a estar lá pessoalmente, mas isso chega muito perto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s