Rio Rance, em Dinan

Uma cidade escondida no interior da Bretanha – Dinan

{13 de abril de 2012}

Saindo dali – e graças ao GPS – dirigimos até uma cidadezinha que encontramos nas nossas pesquisas pré-viagem, através do Google Earth. Para chegar lá, saímos da rodovia principal e pegamos uma estradinha estreita, asfaltada e super bonita, mas totalmente rural. Seria dificílimo achar a cidade se não fosse pelo GPS.

Dinan é uma cidadezinha literalmente medieval, que fica escondidinha no interior da região conhecida como Bretanha. Ela fica na beira de um rio, no alto da colina fica o castelo, e dentro das suas muralhas, a cidade antiga. As construções datam a partir do século 13, e por isso, a maioria delas está tortinha, muito tortinha. As casinhas parecem se sustentar só pelo fato de estarem apoiadas umas nas outras. – Lembrou muito o Beco Diagonal, do filme do Harry Potter. – Caibros grossos e bastante rústicos de toras formam a estrutura. Esse tipo de construção lembra muito o  estilo enxaimel popular aqui na região catarinense em que vivemos. Ficamos tão empolgados com a cidade, tão admirados e apaixonados que nos arrependemos muito de ter reservado pouco tempo para visitá-la.

Em frente a praça, visitamos uma igreja da idade do Brasil (desde que os portugueses chegaram por aqui), a Basílica de St Saviour’s. E atrás dela, um jardim tão encantador que não resistimos à dezenas de fotos. No final do jardim, a muralha com vista para o rio, um dos mais belos pontos da cidade. Há ainda o castelo, a Igreja de St. Malo e as próprias muralhas da cidade medieval, que merecem destaque.

A cidade mal consta em qualquer guia turístico. Tampouco existem informações relevantes sobre ela na internet. Mas para quem gosta de um pouco de história medieval e gostaria de visitar uma cidade original e realmente antiga, esse é uma ótima opção de passeio, como você poderá conferir pelas fotos. Além disso, se tiver sorte em sua visita, a cada dois anos, acontece a Fête des Remparts Dinan, quando a cidade é transformada com decoração e muitos moradores se vestem com trajes medievais para este festival de dois dias.

*-*

5 comentários sobre “Uma cidade escondida no interior da Bretanha – Dinan

  1. Deia disse:

    Nossa que bonita a cidade! Acho muito interessante essa arquitetura medieval.Conheci também uma cidade medieval na Itália. É bem empolgante mesmo. beijos Andreia

    • daisydalberto disse:

      Elisa, é mesmo uma viagem no tempo. Para nós também foi algo melhor do que o esperado. Valeu muito a pena ter conhecido. Recomendamos muito! Incrível como é tão pouco conhecida, pelo menos pra nós. Bjinho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s