DSC_0873

Mais alguns últimos desejos na Cidade Luz

{21 de abril de 2012.}

Nós, meu irmão e minha cunhada tínhamos desejos diferentes sobre Paris, para nós, era a segunda e terceira vez que estávamos por lá, para eles, era a primeira. Por isso havia coisas que eles queriam ver que já tínhamos visto. E por isso nos dividimos na maioria dos dias. Mas no sábado de manhã, queriamos ver uma coisa em comum, as Catacumbas de Paris.

Fomos até o local, e descobrimos que não éramos os únicos que tiveram a brilhante ideia! Tinha mais umas centenas de pessoas ansiosos por visitar as Catacumbas, a fila dava a volta na praça e estávamos a uns bons 100 metros da entrada. Demos uma chance ao destino e aguardamos por cerca de 1 hora, na qual devemos ter andado coisa de 3 metros… Como era nosso último dia em Paris e a tarde já iríamos embora, decidimos não perder mais tempo ali naquela fila e deixar as Catacumbas para uma próxima vez…

Nos separamos, eu e Caio fomos ver outro ponto da cidade que eu prometi a mim mesma que não deixaria de ver essa vez, os Canais de St. Martin, aquele onde a Amelie Poulain joga as pedrinhas *—* – como não amar? O canal é longo e foi construído em 1802 a mando de Napoleão, para suprir a necessidade de água para uma então população crescente na cidade. Como não é trajeto natural da água, ele foi construído com uma serie de eclusas para compensar os desníveis. Existe um passeio que se faz a bordo de um barco, para turistas, mas nós, mochileiros que somos, optamos por fazer o trajeto a pé mesmo e foi lindo da mesma forma.

DSC_0879   DSC_0884 DSC_0899DSC_0873 DSC_0912DSC_0875

Se eu joguei pedrinha? Não.. não tive coragem. Parecia que estaria cometendo um vandalismo. Mas devia ter jogado…

De lá fomos até o bairro mais intelectual de Paris, Saint-Germain-des-Prés, onde vimos a igreja de mesmo nome, a mais antiga de Paris ainda de pé. Mas não fomos lá para isso, a verdade é que eu queria realizar um último desejo a respeito da cidade, comprar e provar os legítimos macarons, e tinha que ser na Ladurée, a mais tradicional fabricante do doce no mundo (eu já tinha comido os macarons em Paris na nossa passada por ali quanto viajávamos de Rouen para Brugges, mas era do McDonalds, não vale). Na nossa última visita, eu lembrava de ter passado por uma loja deles nesse bairro, ficava numa esquina. E eu queria encontrá-la novamente, mas no mapa que tínhamos em mãos ela não estava sinalizada e veja bem, nesse ano ainda não tinhamos smartphones para nos ajudar (o mundo até já tinha, mas nós ainda não). Por isso andamos um tempão por diversas ruas, mas finalmente comecei a reconhecer o lugar e voilá! lá estava ela, na mesma rua, mesma esquina e com a mesma vitrine maravilhosa. Fiquei orgulhosa da minha capacidade de memorização espacial e muito dividida na hora de selecionar os 8 sabores de macarons que minha caixa tinha direito.🙂

DSC_0913 DSC_0918 DSC_0924

E com isso acabaram nossos passeios em Paris dessa vez. Voltamos para o Hostel onde nos reencontramos com nosso casal padrinhos de casamento e companheiros da viagem, e pegamos um taxi para o aeroporto, onde fizemos um último micro tour pela cidade ao som de Michel Teló “Ai se eu te pego”!!! (sim, o sucesso chegou em Paris).

532971_374139149292199_100000883513457_982737_1474114984_n

Ao sair de lá e agora, reescrevendo nossa trajetória nesse blog, me pego pensando em como Paris oferece coisas para visitar e conhecer, ela é linda e fascinante sob diversos aspectos, e mesmo que eu morasse uma vida inteira lá, ainda teria coisas para conhecer, ou mesmo rever sob outros ângulos, que sempre acabam nos surpreendendo, como ao decolar do aeroporto ao anoitecer, onde vi uma das mais belas visões da minha vida, a Cidade Luz vista do céu. Uma pena que nenhuma foto que eu tenha tirado conseguiu retratar, de fato, o que eu vi.

DSC_0935DSCN6111  DSC_0942

Nossa viagem de volta para casa não teve nenhum imprevisto dessa vez. Quando chegamos em Curitiba, a primeira coisa que fizemos foi almoçar numa churrascaria, para matar a saudade de comer carne e comida brasileira. E assim terminou nossa segunda viagem juntos para a Europa.

Deixe uma resposta

