Urubici é logo ali

{3 e 4 de agosto de 2012}

Novamente acompanhados de nosso casal querido, programamos uma viagenzinha curta para um destino bem falado entre os moradores do sul do Brasil, mas que ainda não conhecíamos: Urubici, região da Serra Catarinense. É um lugar que eu queria conhecer desde o tempo do colégio, quando se aprendia que o Morro da Igreja era o ponto mais frio do Brasi, considerando que ainda era inverno, havia uma grande chance de ocorrência de neve nesse local. Mas não foi a nossa sorte, acho que esse fim de semana foi um dos mais quentes do inverno da região.

Na sexta feira eu tive um trabalho para fazer em Florianópolis, – que por sinal foi bem bacana, acompanhamento fotográfico de crianças para uma campanha publicitária, na praia – por isso eles me encontraram ali em São José mesmo, no final da tarde. De lá seguimos para Urubici, que fica ainda cerca de 167 Km de Florianópolis onde chegamos já a noite.

No dia seguinte cedo, nossa primeira atitude foi procurar o posto de informações turísticas da região, para pegar um mapa, o local era bem simples e caseiro e os recepcionistas bastante atenciosos e gentis. Dali partimos para o primeiro grande ponto turístico, o Morro da Igreja. Tivemos mesmo muita sorte, o tempo estava limpo, geralmente ali é encoberto de núvens, mas nesse dia tinha sol e céu azul. Chegamos cedo, conseguimos estacionar lá em cima e havia poucos turistas. A vista é impressionante. A Pedra Furada estava bem na nossa frente, totalmente visível. E fora o vento, o clima estava bem ameno.

DSCN7982  DSC_1448DSC_1391DSC_1437   DSC_1398  DSC_1460 DSC_1452 DSC_1487 DSC07110DSCN8010DSC_1503 DSC_1566

Aí fizemos uma brincadeira divertida e infantil, começamos a tentar tirar fotos da gente saltando, rimos muito e até que saíram fotos bem legais.

JUMP

Dali, fomos até outro local turístico, a Serra do Corvo Branco. Na entrada da Serra, como um portal, uma imensa rocha foi escavada para dar passagem a uma auto estrada, depois disso, um mirante lindo da serra com vista para outro paredão rochoso, para o vale lindo e verde lá embaixo e para a serra bruta, estreita e sinuosa, que ainda não foi pavimentada, ligando Urubici ao litoral sul do estado. Muito bonito!

DSC_1614 DSC_1631  IMG_0495DSC_1668  DSCN8129 IMG_0489

Depois disso, hora do almoço. Ficamos a mercê de algumas poucas opções na cidade, que nesse horário lotam de fila na entrada, em geral, buffets livre e com comida bem simples e ainda assim, caras. Achamos esse um ponto bem fraco na cidade, era fim de semana, opções de restaurante eram poucas e nada muito bonito. Lojas de souvenirs ou artesanato, não encontramos. Cafés bonitinhos e aconchegantes, também não…. É uma cidade turística, ou com grande potencial turístico por conta dos atrativos naturais da região, mas ela não está preparada para isso, ou melhor, não é explorado como deveria, poderia ser muito mais charmosa e interessante. Parece que os reais investimentos voltados aos turistas ficam por conta das pousadas e hotéis rurais.

À tarde fomos para o Morro do Campestre. Lugar bem legal, com uma formação rochosa intrigante e que forma uma espécie de escultura de pedras no alto de um morro, que possui uma vista linda. Para subir até lá de carro é impossível, sobe-se só até uma parte, e ainda assim com dificuldade, isso porque estávamos com um Troller 4×4. Foi até bem engraçado, pois o Troller disparou a buzina na subida do morro e foi buzinando alucinadamente até lá em cima, os outros turistas devem ter pensado que éramos adolescentes fazendo arruaças ou arrogantes querendo que abrissem caminho para passarmos. – vergonha hahaha.

DSC_1685 DSC_1690 DSC_1693  DSC_1719  DSC_1723  DSCN8165

É possível subir na escultura de pedra, não que tenha estrutura para isso, a opção é uma escalada simples. Aí a pessoa resolveu subir lá no alto das pedras e quase ficou lá para sempre, pois travou com medo da altura. O fim de tarde com o pôr-do-sol lá é lindo.

DSC_1710 DSCN8152

DSC_1711DSC_1720DSC_1738

Por fim, para terminar o dia, ainda conseguimos ir até a Cachoeira do Avencal, que fica totalmente do outro lado da cidade, uma queda d’água de cerca de 100 metros de altura. Uma cachoeira linda. O local é bem estruturado, tem diversos mirantes e parecia ter também atividade de arvorismo e tiroleza, mas já era final da tarde e não havia mais ninguém por lá. Pelo que soubemos, dá para ir aos pés da cachoeira também, mas não fizemos, pois já estava anoitecendo.

DSC_1749 DSC_1745

Ao voltar pra Urubici, já a noitinha, tivemos essa visão linda da pequena cidade iluminada.

E para jantar, uma das poucas opções encontradas foi uma pizzaria de rodízio de pizzas, mais fila de espera para comer, mas até que estava bem gostosa.

Tem mais de Urubici e região no próximo post.