expoville

A nossa Ville

Joinville é essa cidade do Sul do Brasil, de onde essa pessoa aqui escreve, e de onde partem os apaixonados protagonistas desse blog em cada uma de suas viagens. Sua origem é cheia de magia com príncipes, colonização suíça e alemã, etc etc.. mas ao longo das décadas de 70 e 80 ela acabou se tornando uma cidade industrial, o que tá muito difícil de mudar na cabeça das pessoas, principalmente de quem vive aqui. O que eu mais ouço falar é a frase: “Joinville não tem nada pra fazer!”  Ou ainda: “Meu amigo de ….. (coloque aqui uma cidade qualquer fora de Santa Catarina) vem pra cá, onde será que eu levo ele?”

E aí que eu sempre digo, Joinville tem muitas coisas lindas, e muitos lugares para conhecer, para a maioria das pessoas que nasceram aqui, é tudo mais do mesmo, ninguém explicou para eles na escola, que o que a gente tem aqui, não existe no Brasil todo. E o que é banal pra você, pode ser fantástico e interessante para outra pessoa de fora. Ou eles acham que lá na Patagônia, por exemplo, os moradores encontram montanhas cobertas de florestas tropicais, pastos verdinhos com vaquinhas e uma serra verdinha no fundo? Com rios de águas transparentes e frescas descendo das montanhas, formando cachoeiras e indo desembocar no mar ali pertinho? Tem coisas que a gente tem aqui que são únicas daqui. E se de um lado o governo municipal não tá botando muita fé nesse potencial turístico da cidade, o povo tampouco.

E assim a vida segue por aqui, com alguns poucos tentando fazer a sua parte e mostrar que Joinville tem muito o que mostrar e ainda muito a explorar. Que os turistas que vem pra cá sentem-se felizes com as descobertas de uma nova cidade, com muitos lugares lindos e uma rica gastronomia. E que os próprios moradores da cidade, ainda tem muito a conhecer dela, com diversas opções de passeio e lazer.

Esse site do Jornal ANotícia levantou 163 opções de coisas para fazer em Joinville. Quem sabe você não se interessa por algumas delas? Se você está pensando em vir pra cá, de uma consultada nele. Eu mesma já selecionei vários passeios por ali que ainda não conheço e quero, em breve, fazer.

Tem também o meu instagram @joinville_e_eu, onde eu posto só fotos de Joinville.
Outros instagrams que eu recomendo: @joinvilleantiga, @retratosjoinville, @joinvillelovers. E a página do Facebook Joinville Secreta.

Venha, junte-se a nós, e conheça essa cidade de tantas histórias e tantos encantos.

PS.: Tem mais história boa vindo por aí. Eu tive a honra de participar do design gráfico de um livro sobre Roteiro Turístico e Cultural da Região Rural de Joinville que está para ser lançado em breve. Daqueles projetos que por sorte do destino veio parar em minhas mãos, e o qual tenho o imenso prazer de trabalhar e divulgar.

estacao rua lazer usina prefeitura zoobotanico expoville

Deixe uma resposta

