DSC_0648

Férias de verão 2016 – Dia 1 – Jaguaruna

{14 de janeiro de 2016}

Essa foi nossa primeira viagem de férias oficiais da família. Férias, por que todos nós estávamos, de fato, de férias. Podemos chamá-la de Roadtrip, já que passamos mais tempo dentro do carro viajando do que relaxando ou curtindo os lugares. Foi a primeira viagem de carro longa que fizemos juntos.

A viagem foi agorinha, em janeiro, e durou pouco menos de uma semana. Fomos para o sul de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O primeiro destino foi a praia de Jaguaruna, no sul do estado de Santa Catarina, região turística conhecida como Encantos do Sul. Atravessamos o estado de norte a sul via litoral, passamos por praias famosas e lindas do nosso estado, e acabamos fazendo reserva numa das praias menos badaladas do litoral catarinense. Por que? Por que eu já havia ido até lá a 12 anos atrás e havia ficado fascinada com as dunas de areias e lagos que se formavam entre as dunas. Achei que isso e o fato de ser uma praia pouco conhecida e bucólica valeriam a pena.

Fizemos reserva numa pousada um tanto afastada do centrinho (praia principal), escolhida pelo preço e pela boa reputação no Tripadvisor. O que não contávamos é que ela está realmente longe da praia principal (uns 6km), tendo acesso por uma estrada de chão toda ondulada. Também não contávamos com a chuva, que caiu durante o dia todo. E nem com o fato da pousada não ter uma cozinha tão equipada quanto descrito no site, tivemos que improvisar no salão de festas da pousada. Mas ainda assim, a pousada era confortável, próxima à praia e bem próxima às dunas e aos famosos Sambaquis (Figueirinha I e Figueirinha II) da cidade.

Gael também não fez uma boa viagem. Não dormiu. Começou a ficar incomodado, nada mais agradava, nem brinquedo, nem filminho, nem livro, nem suquinho, nem história, nem música… chorou durante 50 minutos, sem parar, sem consolo. Começou a reclamar de dor de barriga. E por fim, descobrimos o motivo de tanta insatisfação, um grande enjôo, que culminou numa bela e espalhafatosa golfada, já chegando em Jaguaruna. Mas foi um aprendizado, e mudamos a forma de ver como ele reagia às viagens, e dali em diante tudo ficou muito mais tranquilo.

Com isso, passamos o resto da manhã e boa parte da tarde na função de limpar a cadeirinha, o carro, as roupas e bolsas atingidas pelo vômito do pequeno. Enquanto ele ficava brincando ao redor da pousada com outro menino da mesma idade.

Somente no final da tarde a chuva resolveu dar uma trégua, e podemos enfim dar uma caminhada pela praia, que não era assim tão interessante. E resolvemos ir até as dunas, essas sim, muito mais legais para nós e principalmente para ele, que se sentiu livre e corria longe com todo prazer. O fato de ter chovido tanto até ajudou para as dunas ficarem mais compactadas e facilitou andar e correr sobre elas.

DSC_0541

Ponte Anita Garibaldi, em Laguna.

DSC_0545

Vista da praia à partir das dunas.

DSC_0555

Quilômetros de dunas

DSC_0646

Os dois maiores Sambaquis da região Figueirinha I e Figueirinha II.

DSC_0550 DSC_0573 DSC_0591 DSC_0599 DSC_0605 DSC_0618 DSC_0625 2016-01-14 19.58.21-1

Dormimos uma noite somente, no dia seguinte cedo já fomos embora. Mas provavelmente não voltaremos mais para Jaguaruna. Mais de 10 anos se passaram e a praia parece que perdeu seu brilho. As dunas tomaram mais conta de tudo. Os lagos, quase todos secaram. Plantaram alguma vegetação para conter as dunas, que no final não condizem com a praia e acabam se espalhando como pragas. A faixa de areia parece ser muito insegura, pois motoristas costumam passar por ali, de carro ou de moto. E não há nada de novo e interessante. Ou vai ver que a chuva deturpou um pouco nossa visão, não sei… Mas a viagem continuou, e encontramos muitas belezas pelo caminho.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s