IMG_20160326_161359257

Pomerode, a cidade turística para crianças.

Todo brasileiro já deve ter ouvido falar de Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil. Eu mesma já comentei sobre ela aqui neste post, sobre o Valeu Europeu. Ela é realmente uma cidade muito charmosa, e que está sabendo investir massivamente no turismo. Mas um detalhe que notei na nossa última visita à cidade, agora em março, foi que eles estão de olho não só no turismo, mas especificamente, no turismo para Crianças. Eu achei isso fantástico! Lógico, a geração Y está gastando cada vez mais com viagens, e essa geração está começando a ter filhos, portanto, vão querer que seus filhos os acompanhem em viagens também. E nada melhor do que ir a uma cidade que tenha diversas atrações para crianças. Os pais adoram isso, eles pagam por isso, eles consomem isso. E toda economia da cidade se beneficia desta onda.

Claro, a cidade ainda não é uma Disneylândia. Mas é um tipo de turismo simples e acessível que faz as crianças pirarem mesmo sem Mickeys. Vou contar por quê.

Pra começo de conversa, no principal posto de informações turísticas da cidade, que fica em um dos pórticos (sim, há outro, igualmente lindo). Há folders com informações turísticas sobre a cidade, e um deles é exclusivo para crianças. Se chama: “Pomerode para crianças. Roteiro Ich Liebe Kinder.” Cuja tradução é “Roteiro Eu amo as crianças.”<3

2015-02-01 16.04.56-1

Segundo, tem o Zoológico, atração antiga da cidade, que eu lembro de já existir quando eu era criança. Hoje em dia o zoo está ainda maior, com muitas espécies do mundo inteiro. Apesar de eu achar que o espaço está muito pequeno para tantos animais. Espero que logo eles ampliem o local, não para trazer novos animais, mas para dar uma vida mais digna aos bichinhos. Não sou muito a favor de zoológicos – prefiro os animais livres e em seu habitat natural – mas ainda assim, é uma das poucas chances de meu filho ver de perto alguns animais que ele só veria em filmes. E ter noção do seu tamanho, do seu cheiro, dos seus sons, e de seus hábitos.

(clique nas fotos para ampliá-las)

Terceiro, a Vila Encantada. Fomos a primeira vez agora em março. E é muito legal mesmo. O local imita um vale dos dinossauros, com estátuas grandes e pequenas dos dinos, uma delas com esguicho de água pela boca, atração garantida no verão. Tem a área de escavação, para entusiasmar os futuros paleontólogos (meu sonho de infância era ser paleontóloga), uma piscina de areia com esqueletos de dinossauros enterrados e ferramentas para a “escavação”. Todo o parque é sinalizado com placas informativas sobre os animais pré-históricos. Tem também uma área interativa no interior do museu e lojinha com souvenirs temáticos (coisa rara por aqui). O parque tem área de lanches e praça de alimentação. E conta ainda com um playground enorme nos fundos, onde a criançada faz a festa e até toma banho nos dias quentes. Um labirinto imitando arvorismo é atração garantida também. Gael, fascinado por labirintos, entrou rapidinho, mas quando chegou na parte de cima e se deparou com a altura, entrou em pânico. Ficou paralisado, sem coragem de ir pra frente ou pra trás. Chorava desesperado. Algumas crianças maiores tentaram ajudar ele, mas ele não aceitava. Eu estava de saia, e o Caio ficou com medo de ser muito pesado para a estrutura. Não havia nenhum monitor para nos ajudar (ponto negativo). E então o Caio foi obrigado a arriscar e subir lá dentro para resgatar nosso pequeno. Tá certo que ainda não era um brinquedo apropriado para a idade dele. O recomendado era acima de 3 anos. E ele estava prestes a completar 3 anos, mas de fato, não estava preparado pra tanta “aventura”sozinho, com certeza se estivesse com algum amiguinho ou primo, teria mais coragem.

Quarto, a Osterfest. Que é a Festa de Páscoa. Uma Festa que dura cerca de um mês e é recheada de gostosuras. Uma imensa árvore lotada de casquinhas de ovos naturais pintados à mão pela comunidade é a atração mais visitada. Para a criançada, mini cidade, mini vila, passeio de trenzinho, casinha do coelho, casa de brinquedos, oficina de pintura de casquinhas de ovos, passeio de pônei… Para os adultos, deliciosas opções gastronômicas e uma irresistível feira de artesanato.

Além disso, a cidade tem as fábricas e seus respectivos pontos de venda da marca Kyly, roupas infantis e Calesita, brinquedos. Pousadas Rurais com casas enxaimel. A Rota do Enxaimel, com diversas casa do estilo na área rural da cidade. O Museu Pomerano, com um acervo recheado de história sobre a vinda dos colonizadores alemães para Santa Catarina e para a Cidade. A Casa do Imigrante, que é um lugar muito bucólico e bonito, uma casa que é patrimônio do imigrante que foi um dos fundadores da cidade, Carl Weege, com móveis e características típicas dos colonizadores da década de 1920. Entre outras diversas opções de restaurantes com delícias da culinária regional, cervejas artesanais, museus, pousadas, festas típicas e lojinhas com decoração e artesanato. Tem atrações o ano inteiro!

DSC_1617

Casa na Rota do Enxaimel

IMG_20160326_154926909

Coreto da Praça logo após o Pórtico.

2015-02-01 17.43.03 DSC_1538

Na nossa última visita à cidade, almoçamos num restaurante antigo que tem no centro, o Restaurante Pomerode, um lugar que parece ter parado no tempo, com as comidas típicas dos colonizadores alemães: marreco, repolho roxo, etc. Também passamos pela Rota do Enxaimel, de carro. Como moramos em Joinville, que tem uma maravilhosa estrada rural com lindas casa enxaimel – a Rodovia Dona Francisca – não nos encantamos tanto com a Rota Enxaimel dali. O dia foi curto para tantas atrações e não deu tempo de visitar a Casa do Imigrante, que ainda queremos fazer em outra oportunidade e então, atualizar esse post.

Pomerode, você é uma fofa! Te amamos e esperamos que seja sempre esse charme de cidade, que valoriza não só o turismo, como as crianças, as belezas da cidade e seus cidadãos, sempre muito gentis.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s